segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Tudo muda o tempo todo no mundo.





Ter um adolescente em casa nao é uma das coisas mais faceis do mundo. Ja passamos por varios maus momentos. Teve vezes em que eu simplesmente pensei em desistir, me perguntei onde estava errando, porque eu devia estar errando muito. Mas eu nao desisti. 

Me mantive firme. Briguei quando foi preciso. Proibi quando achei que devia. E dei todo o amor que pude, mesmo ele nao querendo aceitar. 

O resultado foi esse. Ele voltou. Hoje me abraça, me beija, me chama de minha baixinha, conta as coisas que acontecem, conversa com a gente, assiste filmes junto. E até com o Cleber o relacionamento melhorou uns 80%. 

Quanto a adaptaçao dele, foi muito melhor e mais facil do que eu imaginei que seria. Achei que teriamos milhares de problemas, mas nao. A parte mais dificil foi quando ele nao tinha nada para fazer. So queria ficar no video game - e o Cleber reclamando. 

So que começou o curso de italiano que - pasmem - ele amou! A partir dai fez novas amizades e de repente chegava em casa contando para mim e para o Cleber o que tinha acontecido no seu dia. Ele simplesmente aproveitou cada momento do curso e seu italiano melhorou muiiito. 


Quando as aulas começaram foi outra historia. O primeiro dia dele foi terrivel. Pensem num dia terrivel. O dele foi pior, devo admitir. Mas o segundo dia ja foi um tanto mais tranquilo. E agora que ja conheceu novos amigos, que ja se enturmou melhor, a coisa esta fluindo de maneira mais amena. Ele ainda nao esta nem um pouco contente com o fato de ter aula aos sabados - e disso, eu tambem nao estou, afinal tambem tenho que acordar cedo - mas até isso està tirando de letra. No sàbado acordou sozinho e sem resmungar. 


Voces acreditam que agora ele até me manda mensagens no cel contando as coisas que acontecem com ele? Essa parte, para mim, tambem é inacreditavel. 

As vezes o Cleber deixa ele dar uma volta de motorino e isso tambem ajudou bastante no relacionamento dos dois. Alias, outro dia eu e o Cleber discutimos e ele veio defender o Cleber -coisa que eu achei que nunca aconteceria. Disse: - liga nao, mae. Ele està com sono e voce sabe que quando ele està com sono fica chato. Mas ele ama voce. Dà para acreditar? 

Em casa nao so o comportamento dele melhorou, como ele tambem ajuda com as tarefas  - na maioria das vezes sem reclamar. Claro que ele continua sendo um adolescente e por vezes tem suas recaidas de malcriaçao. Mas nada muito tenso. 

E quanto a Italia, todas as vezes que conversamos ele diz que é muito complicado estar em um lugar onde ele nao domina a lingua, mas que ele nem pensa em voltar a morar no Brasil. Pelo menos nao tao cedo. 

Enfim, eu sei que estou fazendo o meu melhor. 
E fico feliz que esteja dando resultados. 

Beijos Gui
Amo voce.