sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Adolescencia ou Aborrescencia?


Aproveite bastante seus filhos enquanto são pequenos. Alguma coisa acontece aos 13 anos que eu não sei explicar bem o que é. Até onde eu sei, um dia eles voltam.

Outro dia eu estava assistindo um filme quando vi esta frase. Pensei: - Foi feita para mim - ou por mim.

Està sendo assim aqui em casa - se bem que jà vi e jà soube de situaçoes muito piores.

Tem dias que o Gui està um amor. Tem dias que acorda e nem fala direito comigo. E ai passa o dia todo reclamando como um velho ranzinza - tà, isso eu tenho que admitir, ele sempre reclamou como um velho ranzinza.

Tem dias que acorda, me ajuda a arrumar a casa, me conta do que aconteceu no dia anterior. Tem dias que simplesmente chega da escola, se tranca no quarto e là fica o dia inteiro.

Tem dias que me ama, outros que me odeia. Tem dias que me beija, outros que tenta levantar a voz para mim. Nessas horas tenho que fazer valer a minha autoridade.

Sei que de todas as fases que passamos até agora, esta é a mais complicada. E como eu disse, ainda tenho que agradecer, porque Graças a Deus - e às minhas rédeas curtas - meu filho nao està envolvido com drogas, nem com amizades indesejaveis, nem com nada que eu tenha realmente que me preocupar.

Claro que, como mae, minha anteninha està sempre ligada. Recebo algumas ajudas - ainda bem - da minha irma, minha mae, do meu irmao - que fala sério com meu filho muiiitas vezes - e agora do Cleber tambem. E é muito bom ter alguem ao nosso lado que tambem se preocupa com nossos filhos. O Cleber é assim, tambem fica de olho, tambem cuida, tambem se preocupa. Claro, que na hora da bronca, do castigo, sou eu quem dou. Mas ele me dà uns toques legais. A visao de fora é sempre muito bem vinda e ele me ajuda a enxergar onde sou dura demais e onde amoleço demais.

Infelizmente - para ele - do pai dele, nem cheiro. Se ele quiser saber do pai, ele tem que ligar, porque o pai dele nem discar o numero do telefone do filho consegue. Pula essa parte! Tem dias que eu choro tanto por isso. Outro dia peguei o Gui falando para o amigo dele que gosta mais do pai do que de mim. Geeente.. chorei tanto! O pai dele nao liga, nao ajuda, nao compra nada para ele, nao alimenta, nao esta aqui quando està doente - nem quando nao està - nao é presente, nao cuida, nao orienta, nao educa, nao ensina....

Depois caio em mim. E vejo que é assim mesmo. Para ele, é mais facil gostar de alguem que nao briga, nao xinga, nao dà castigo. Quem sabe um dia ele enxergue todo o amor que tenho por ele e entenda que tudo o que fiz foi por amor.

Afinal, sou dura sim, admito. E quero continuar a ser. Fico de olho, quero saber quem sao os amigos, com quem sai, onde vai. Dou castigo se volta tarde, se passa da hora - mesmo que seja somente 15 minutos - se responde entao... ai sim, o bicho pega.

O Gui està na fase de se afastar, de achar que é dono da verdade, que sabe tudo. Mas um dia, ele vai ver que nao é bem assim. Quando ele vem todo cheio de si, me lembro tanto do meu pai dizendo para nòs - quando éramos aborrecentes tambem - que um dia ainda iriamos olhar para tras e entender que na verdade, nòs nao sabiamos nada. Sentiriamos falta de ouvir e seguir os seus conselhos.

Hoje, entendo perfeitamente o que ele disse. Mas nao tem jeito. Nao tem muito o que fazer, a nao ser controlar, controlar e controlar. Como diz a frase: um dia eles voltam! Basta termos paciencia e persistencia para cria-los sempre no caminho do bem.

Beijos, Guilherme
Amo voce. (Embora voce nao entenda isso as vezes)

0 comentários:

Postar um comentário